Os cristais só funcionam quando são ativados. Mas antes eles precisam ser purificados – e posteriormente vão exigir limpeza habitual para que continuem a atuar com máxima eficácia.
COMO LIMPAR O SEU CRISTAL
Se o cristal não é solúvel em água, não esfarela nem é estratificado (formado por camadas), segure-o sob a água corrente durante alguns minutos e então coloque-o sob a luz do Sol ou da Lua por algumas horas para energizá-lo e carregá-lo. Cristais delicados podem ser limpos com arroz integral, sons, luz ou fumaça de incenso. Você também pode usar sal para purificá-lo, caso o cristal não seja estratificado, não corra o risco de esfarelar nem seja muito delicado. Ou então pode guardar os seus cristais com uma Cornalina, pois essa pedra limpa e recarrega os outros cristais.
COMO ATIVAR O SEU CRISTAL
Segure o cristal nas mãos, concentre-se e diga em voz alta, “Eu dedico este cristal ao bem maior de todos que entrarem em contato com ele”. Se você quiser “programar” o seu cristal para atingir um propósito específico, afirme com clareza o que você quer.
COMO GUARDAR O SEU CRISTAL
Como pedras delicadas podem ser danificadas com facilidade, convém guardá-las num saquinho quando não estiverem em uso ou exposição. Se você costuma deixar os seus cristais expostos, lembre-se que a luz solar forte desbota as cores das pedras.
COMO ESCOLHER OS SEUS CRISTAIS
Você pode escolher um cristal que atraia a sua atenção, pode escolhê-lo de acordo com as suas propriedades, para se certificar de que ele servirá aos seus propósitos, ou pode usar a radiestesia com um pêndulo ou com os dedos.
Fonte: HALL, Judy. A Bíblia dos Cristais, volume 2/ Judy Hall; tradução Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Pensamento, 2009.