Variedade roxa, violeta, roxo-avermelhada ou púrpura de quartzo vítreo, o nome da Ametista vem da palavra grega amethustos , que significa “não bêbado” - referência à crença de que protege contra a embriaguez. Sua história como pedra preciosa é antiga: nas civilizações da Mesopotâmia e do Egito, era usada em joias e ornamentos entalhados e extraída principalmente da Núbia (hoje Sudão).
A Ametista é encontrada na maioria dos países onde há rochas graníticas expostas. Seus cristais podem ser piramidais, como os do Brasil e do Uruguai, ou prismas delgados como os do México. As maiores fontes comerciais são Uruguai, Brasil, Sibéria e América do Norte. Ametistas brasileiras e uruguaias costumam ser aquecidas para que sua cor se torne o amarelo-marrom do Citrino. Quando ametistas e citrinos ocorrem na mesma pedra, usa-se o nome de Ametrino.
A ametista é uma pedra extremamente poderosa e protetora, com uma vibração altamente espiritual. Ela nos protege contra ataques psíquicos, transmutando a energia em amor. Calmante natural, ametista bloqueia o estresse geopático (estresse criado por emanações sutis e distúrbios energéticos de veios subterrâneos, linhas de força e linhas de energia telúricas -Linhas Leys- negativas. O estresse geopático origina-se no interior da terra e pode afetar as pessoas e poluir os edifícios) e as energias negativas do ambiente.
Essa pedra tem um forte poder de cura e purificação, além de aguçar a percepção espiritual.
Signos: Áries, Sagitário, Aquário, Peixes
Fontes:
- Gemas e Pedras Preciosas - Ronald Louis Bonewitz - editora Disal
- A Bíblia dos Cristais - Judy Hall - editora Pensamento
Commentaires