Um dos minerais mais falsificados e vendidos como natural que conhecemos é a Pedra do Sol, por isso achamos interessante mostrar as diferenças entre o mineral artificial e o natural.
PEDRA DO SOL ARTIFICIAL– também chamada de Goldstone (a tradução significa Pedra de Ouro). É artificial pois, apesar de terem materiais naturais em sua composição, é produzida pelo homem.
Não sabemos ao certo quando foi criada, porém há uma lenda em que diz que os monges e alquimistas italianos criaram a pedra em homenagem a Jesus, criando uma ligação entre o céu e a terra.
Suas características são: cor laranja escuro ou marrom bem uniforme, e brilhos que lembram muito o glitter.
PEDRA DO SOL NATURAL – classe dos silicatos, é da espécie oligoclásio, e do grupo dos feldspatos plagioclásios. Pode ser encontrada em Oregon e outros locais dos Estados Unidos, Índia, Canadá, Rússia e Noruega.
Suas características são: inclusões de óxido de ferro (hematita, goethita ou cobre) – orientadas em paralelo. Esses minerais dão a aparência faiscante e um brilho avermelhado.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Fórmula química: NaAlSi3 O8 e CaAl2 Si2 O8 – elementos essenciais: Alumínio (Al), Potássio (K), Sódio (Na), Oxigênio (O) e Silício (Si)
Índice de refração: 1,537 – 1,547
Fenômenos ópticos: aventurescência
Fratura: de desigual a estilhaçada de brilho vítreo ao nacarado
Clivagem: perfeita e fácil em 2 direções; partição também é comum
Ao calor: pode fraturar ou clivar
Dureza: 6 – 6,5
Riscos à saúde: nenhum
Cuidados: não deixe cair pois, apesar de ser resistente, pode se quebrar, assim como a maioria dos mineirais.
ATRIBUTOS:
A Pedra do Sol é um mineral vibrante, inspirador e iluminador. Estimula a alegria de viver e uma natureza benévola, além de intensificar a intuição. Se a vida perdeu a doçura, a Pedra do Sol a restaura e nos ajuda a cuidar de nós mesmas(os).
Clareando todos os chakras e trazendo luz e energia, esse mineral possibilita que o eu verdadeiro brilhe mais alegremente.
Por tradição, é associada a deuses benevolentes e à sorte e à fortuna.
- Ainda estamos aprendendo sobre as pedras, e sempre descobrimos algo incrível sobre elas.
E se tiverem algo a acrescentar ou corrigir, fiquem à vontade para comentar!
FONTES:
HALL, Judy. A Bíblia dos Cristais: o guia definitivo dos cristais / Judy Hall; tradução Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Pensamento, 2008;
BONEWITZ, Ronald Louis. Gemas e pedras preciosas / Ronald Louis Bonewitz; [tradução Lizandra Magon de Almeida]. – Barueri, SP: DISAL, 2013.
Manual Técnico de Gemas/IBGM,DNPM. - 3. ed. rev. e atual./Consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição, Jane Leão N. da Gama. -- Brasília, 2005.
Comments