A Granada é uma das pedras mais abundantes que existem no planeta, e possui várias cores, dentre elas vermelho, amarelo, verde, marrom avermelhado, rosa e laranja. A mais conhecida é a Almandina, que é vermelha com matizes cor-de-rosa ou violeta. Apesar de ser quebradiça, e lascar com facilidade, a almandina é muito cortada como gema e cabochão.
As outras variedades da Granada são:
Andradita amarela (lembra o topázio) – é chamada de Topazolita;
Andradita verde-amarelada – é chamada de Demantoide;
Andradita negra (também pode ser vermelha, amarela-amarronzada, verde-acinzantada ou verde) – são chamadas de Melanita. A cor verde resulta da presença de cromo e a amarela a preta de titânio;
Grossulária – verde-groselha, mas também pode ser branca, creme, incolor, rosa, vermelha, laranja, preta ou amarela. Pedras verdes podem ser vendidas como jade-do-transvaal, jade sul-africano ou jade africano;
Hessonita – marrom avermelhada. É chamada popularmente de pedra canela;
Também existe a Grossulária Rosa, Piropo, Espessartita e Uvarovita.
A Granada é uma pedra extremamente energizante e revitalizante, pois limpa e equilibra as nossas energias, trazendo entusiasmo, bem-estar e serenidade.
É usada como amuleto de proteção há muito tempo. Ela ameniza desequilíbrios emocionais e auxilia e equilibra o impulso sexual.
É uma pedra muito útil em tempos de crise, já que ativa e fortalece o instinto de sobrevivência, dando coragem, força e esperança em momentos de incertezas e traumas.
Ela nos ajuda a superar pensamentos obsoletos, e ideias que nãos nos servem mais. Ela abre nosso coração e aumenta a autoconfiança.
Signos: Áries, Leão, Virgem, Escorpião, Sagitário, Capricórnio
.
Retirado de:
- Gemas e Pedras Preciosas - Ronald Louis Bonewitz - editora Disal
- A Bíblia dos Cristais - Judy Hall - editora Pensamento
Comments