A variedade preciosa mais comum do berilo, a água-marinha é colorida de azul esverdeado por traços de ferro. Nos tempos antigos, acreditava-se que amuletos da pedra entalhados com imagens do deus grego do mar, Poseidon, protegessem marinheiros contra o mal.
No século 19, a água-marinha verde-mar era muito valorizada; hoje, os espécimes azuis são os preferidos.
Quase todas as águas-marinhas são encontradas em cavidades de pegmatitos ou concentradas em depósitos aluviais. Tipicamente, forma cristais maiores e mais claros do que a esmeralda, outra variedade de berilo. Um cristal transparente do Brasil, sua fonte mais abundante, chegou a pesar 110 quilos.
A 4.250 metros, a jazida de água-marinha do monte Antero, EUA, é a mais alta fonte da pedra preciosa na América do Norte.
A água-marinha é a pedra da coragem. As suas energias calmantes reduzem o estresse e aquietam a mente. Ela harmoniza o ambiente ao seu redor e protege contra poluentes. Nos tempos antigos, acreditava-se que a água marinha combatia as forças das trevas e obtinha favores dos espíritos da luz. Era o talismã dos marinheiros contra afogamentos.
A água-marinha tem afinidade com pessoas sensitivas. Ela tem o poder de invocar a tolerância das pessoas. Desestimula julgamentos, dá sustentação a quem quer que se sinta sobrecarregado com o peso das responsabilidades e nos estimula a assumir a responsabilidade sobre nós mesmas. Ela cria uma personalidade cheia de ânimo, persistente e dinâmica. Pode romper programas antigos de autoderrota.
A água-marinha acalma a mente e elimina pensamentos captados de outras pessoas. Aguça a intuição e ativa a clarividência.
Signo: Áries, touro, gêmeos, libra, escorpião, aquário, peixes.
Fontes:
- Gemas e Pedras Preciosas - Ronald Louis Bonewitz - editora Disal
- A Bíblia dos Cristais - Judy Hall - editora Pensamento
Commentaires